quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Tudo uma questão de sorte

Francisca. 34 anos. 3 filhos. No último ano mudou de vida. Teve um bebé. Mudou de casa. Mudou de profissão. Mudou de hábitos. Mudou de vida, lá está. No último ano emagreceu com o cansaço, ganhou brancas, rugas e olheiras. Aprendeu a dar mais valor às coisas simples da vida. Coisas simples como dormir. Sim, dormir.
A verdade é que já não me lembro de dormir uma noite inteira. Há praticamente 7 anos que acordo várias vezes durante a noite. Vá, com um intervalo de 5 ou 6 meses, quando o Manel finalmente passou a dormir a noite toda e a barriga do Zé Maria ainda não pesava por aí além. Todas as outras noites foram uma tortura. Uma T-O-R-T-U-R-A. Não tenho vergonha em admitir.
Adoro um recém-nascido e todo aquele maravilhoso mundo à sua volta. Não há nada melhor do que a sensação de trazer um bebé com poucos dias para casa. Um bebé perfeitinho, saudável, cheio de vida. Uma verdadeira benção! Mas a previsão das noites mal dormidas sempre me trouxe uma ansiedade terrível. Logo eu, que antes de ser Mãe, se não dormisse as minhas sagradas 8 horas tinha o dia estragado...Logo eu, que tinha o sono mais pesado do que um menir. Logo eu, que acordo sempre com uma má-disposição terrível... 
"A culpa é tua, que os mimas demais..."
"A culpa é da Mãe, que não os soube educar direito na hora de ir para a cama..."
"A culpa é da Francisca, que não os deixa chorar, não há milagres!"
Foram tantas, mas tantas a vezes que já ouvi isto.
"Já experimentaste um terapeuta de sono?!"
"Já ouviste falar do livro xpto? Põe-nos a dormir em 2 dias!"
"Já tentaste o método infalível do não-sei-quê?"
Já não aguento tanta pergunta...
Não, não deixo os meus bebés a chorar. Não, não os ponho a dormir no seu próprio quarto mal nascem. Sim, quando choram a meio da noite, e se não acalmam logo com a chupeta, vêem para a minha cama, tal é o cansaço (e a vontade de dormir agarradinha a uns seres pequeninos!). Sim, dei de mamar até muito tarde. Sim, dou-lhes mimo (do bom) a mais. Faço tudo mal. Ou bem! O que é que tem?
Um dia destes, uma amiga minha disse-me uma coisa muito acertada. Então: Há 3 tipos de Mães. Há aquelas cujos filhos dormem a noite toda desde sempre: uma minoria. Há também as Mães com filhos que não dormem, ponto: a grande maioria. E depois há aquelas cujos filhos também não dormem mas em vez de admitirem...mentem!
"Ah e tal, o teu filho não dorme? Ui! Coitada! O meu dorme desde as 3 semanas de vida!! Uma M-A-R-A-V-I-L-H-A!"
Antes ainda lhes perguntava qual era o truque de magia...agora já estou naquela fase em que finjo que não ouço para não desmaiar...
Pois muito bem, eu admito que os meus filhos não dormem. Admito, também, que me tem saído bem cara esta brincadeira. Agora, por favor, não me venham dizer que a culpa é minha! Não, quando tudo isto é uma questão de sorte, salvo melhor opinião em contrário. Conheço muitas Mães que adoptaram exactamente os mesmos rituais de sono para os filhos, e em que um dormia a noite toda, e o outro acordava de hora em hora. É isso mesmo: tudo uma questão de sorte. Há bebés que tem mais tendência para dormir bem do que outros. Tem a ver com o ritmo de cada um. Ponto.
Adoro a minha vida, não me arrependo nem um milésimo de segundo das opções que fiz, mas, por favor, querida sorte, devolve-me as minhas milagrosas noites de sono. Não sei quanto tempo mais vou aguentar! É que, sabes, já é uma questão de saúde! Sou feliz. Sou muito feliz, mas sou uma felizarda cheia de sono...

Santo durante o dia, pestinha de noite.

13 comentários:

  1. Revejo me em tudo menos no facto de ainda não ter conseguido mudar de emprego.
    O pior é que às vezes esses comentários apanham nos mais sensíveis e deixam ferida.
    Já dei por mim a vê lo brincar às 4 da manhã, com o despertador para as 6h e pensar: é isto que mereço por tanto amor? Será que estou a fazer tudo ao contrário? Mas depois o desespero passa e tudo parece minúsculo ao lado daquele sorriso.
    Bem haja pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. Francisca, revejo-me também nas tuas palavras. Não te culpes e ignora comentários de quem nada sabe. É como dizes, uma questão de sorte, todos os bebés são diferentes e cada um tem o seu ritmo. Tenho 2 filhos. A primeira foi assim também em relação ao sono, super difícil para dormir, uma exaustão enorme para mim. Sei bem o que é acordar 4, 5, 6 vezes durante a mesma noite, consecutivamente...demanhã a cabeça pesa 50 kg, não há energia nem vontade que supere tanto cansaço! No entanto, o meu segundo filho (agora com 14 meses) é totalmente diferente! E juro que os eduquei da mesma forma, aliás a única que sei e que me faz sentir bem. Dou colinho, mimo e amamento. A única coisa que mudou e isso eu apercebo-me, é a minha ansiedade que agora é menor do que quando a minha filha era pequenina (mas tb devido à própria situação, eu já chegava a ter "medo" da noite!). É uma questão de sorte, ou personalidade, ou sei lá! Tudo vai ficar bem com o tempo. Aguenta-te forte. Felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado a minha história é igual a sua :) a minha primeira filha deu noites e dias....nem me quero lembrar,tive uma depressão pos parto e tudo, mas a minha ansiedade em nada ajudou,mesmo assim amamentei ate aos 26 meses,omeu filho agora com 5 meses é totalmente diferente... Dorme bem,apesar dr acordar uma ou outra vês para mamar,mas é mais caminho, são diferentes um do outro mas eu também ando mais calma ;)

      Eliminar
    2. A minha história é igual a sua :) a minha filha deu noites e dias que nem me quero lembrar...tive uma depressão pos parto ,ela durmia 1h tava acordada duas,sempre a chorar....e a minha ansiedade não ajudava nada....já omeu filho agora com 5 meses é totalmente diferente, dorme bem,acorda uma vez ou outra para mamar,dorme comigo também mas eu ando mais calma também :) é diferente e eles são diferentes também. Eduquei-os da mesma maneira, a mais velha Mamou ate aos 26 meses e durmiu comigo ate a pouco tempo.fez hoje 11 anos :)

      Eliminar
  3. Eu tenho duas situações diferentes. O Vicente, com 4 anos, nunca me deu uma noite inteira (só mesmo quando eu e o meu marido íamos passar um ou outro fim de semana fora é que dormíamos sem interrupções). Li muita coisa, escutei amigas e blá blá blá.....conclusão: acabávamos sempre os 3 a dormir na mesma cama.
    Com a Inês, que tem 1 ano, comecei desde cedo a aplicar mais rotinas, a ser mais metódica na hora de ir dormir e, coincidência ou não, deu resultado. Dormia a noite toda desde o segundo mês de vida. Eu achava aquilo incrível. Dormia, eu disse bem. Agora dá noites inteiras bastantes vezes, mas também há noites em que acorda duas e três vezes. E só não a levo para a minha cama porque.....o Vicente já lá está, pois aparece sempre a meio da noite ("mamã, estou cansado de dormir na minha cama.....").
    Somos mesmo todos diferentes. Adultos diferentes. Crianças diferentes. Pais diferentes. Filhos diferentes. Rotinas diferentes. Famílias diferentes.
    Francisca, não sou ninguém para dar conselhos, mas há um do meu pai que gosto de partilhar quando uma amiga se queixa que o filho isto ou aquilo......"que o amor nunca acabe". O amor sim, é importante. Que importa ter uma criança super educada em todas as situações, que não fala alto, que é o melhor aluno, que come de tudo e muito bem, que dorme a noite inteira, que se deita sozinho, que é muito independente.....se não tiver amor?! Com amor, somos todos perfeitos ;)
    Beijinhos e continue assim a aproveitar as coisas simples da vida, sempre com muito amor ;)
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Revejo-me e concordo com tudo o que diz, inclusivamente com os três tipos de mãe que identifica :)
    Eu sou do tipo que os filhos dormem mal. Também não sei o que é ter uma noite de sono profundo e seguido há mais de 4 anos e também não sei o que fazer além de pedir à sorte que tudo mude. A única coisa que sei é que sou o tipo de mãe que quero e sei ser, apesar das críticas que habitualmente vou ouvindo.
    Obrigada pela partilha e... que essa sorte chegue rápido!

    ResponderEliminar
  5. Revejo- me completamente. Com 3 filhos e todos educados e tratados da mesma forma e todos completamente diferentes.
    O mais velho dorme a noite toda desde os 3 meses( claro que existe uma ou outra noite que não corre tão bem mas por norma só acontece se o dia tiver sido complicado) mas é sem dúvida a exceção e não a regra.
    O do meio só começou a dormir a noite toda depois dos 2 anos e a mais nova( com 8 meses) se dormir 2 horas seguidas e uma boa noite.
    Com três filhos, supostamente com alguma experiência, continuo a ouvir essas pérolas. Não se deve dar muito colo,não deve adormecer ao colo,não devem dormir na nossa cama,não devemos falar com eles quando estamos amamenta los. Eu já ouvi de tudo,o mais incrível e que normalmente quem vem com esse tipo de comentários e quem nunca teve filhos ou já teve mais de 30 anos.
    Faz como eu Francisca ignora e pensamento positivo que vais voltar a ter as tuas 8 horas de sono. Bjinhos:)

    ResponderEliminar
  6. Francisca... como eu me identifico! Tambem ja ouvi coisas péssimas, do genero... ''os filhos deles dormem, porque eles os educam'', ´'é uma questão de regras e métodos''. Bahhhh...não há saco! Eu aceito e calo (porque há temas que não tem fim e eu já tenho poucas horas disponiveis de dia para fazer tudo o que quero e preciso)...e penso...quero ver quando tiveres filhos (porque a maioria dos palpites vem de gente sem filhos, o que me deixa P-A-R-V-A !
    Para mim os primeiros 2 meses dos M&M foram terriveis... foi igual dos 2 e eu adoro dormir, o que torna a coisa assustadora.
    Até me considero uma pessoa de regras e rotinas (o meu marido critica-me!!!)...mas nem assim.
    Não durmo como dormia há quase 8 anos... e isso é assustador...mas sempre foi o que as minhas amigas com filhos mais me diziam...o teu sono numca mais vai ser igual!
    Chama se viver e aprender (a dormir pouco)!!!
    It´s a mom life!
    Aida Silva Ribeiro

    ResponderEliminar
  7. Tal e qual!! Sem tirar nem pôr!! Não sei o que é dormir uma noite inteira há 4 anos..nem uma. É sem duvida desgastante, mas já aprendi a aceitar, ou seja, podia desesperar, mas não adianta..ele não dorme melhor por isso. Vou sonhando com a noite que dormirei sem interrupções e ele também. E sei que esse dia chegará, com toda a certeza. Outra certeza que tenho é que ele não voltará a ser pequenino, a mamar, a enrolar-se em mim..por isso vou aproveitando este pedacinho de gente tão bom, tão doce..mas que dorme tão mal!! :-)

    ResponderEliminar
  8. Onde assino Francisca? Tenho 2 rapazes. Um com 3 anos que dorme desde os 4 meses a noite toda. Agora se que foi uma sorte. Porquê? Faço tudo tal e qual com o mas novo de 18 meses e há 18 meses que acordo 3,4, vezes de noite. Quando não é de hora a hora dou-me pro feliz. Um mamou 4 meses outro não quer biberões nem chupeta e mama há 18 meses. Fiz tudo igual. Pelo menos tentei e eles não podiam ser mais diferentes.

    ResponderEliminar
  9. Obrigada a todas pelos vossos comentários! Afinal, não estou sozinha ;)
    Um grande beijinho a todas e força aí nessas noites!!

    ResponderEliminar
  10. Já tinhamos "falado" sobre este assunto pelo Instagram. Pedi-lhe conselhos acerca deste tema e a Francisca "socorreu-me" contando a sua realidade. Esta realidade, verdadeira e sem floreados. Aprendi nesta minha nova fase, de ser ser mãe de primeira viagem que cada bebé é um ser individual e diferente. Obrigada Francisca pelo seu testemunho! Muitas felicidades! Sónia Barreto

    ResponderEliminar
  11. Quando me perguntam se a minha filha dorme bem, já nem digo a verdade. Precisamente porque tenho noção que muitas pessoas não acreditam. Mas a verdade é que no primeiro mês era eu que a acordava uma vez de noite, depois do primeiro mês deixei de a acordar, dorme 8/9/19 horas. Faço parte de uma minoria, eu sei e não consigo sequer imaginar o que muitos pais passam. Mas tenho noção que, tal como diz, muitas pessoas pensam que me quero fazer mais que elas. Só deixei este comentário, para lhe dizer que realmente há, embora que poucos, alguns bebés assim.
    Raquel Lima

    ResponderEliminar