segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Avó-galinha

Há as Avós de todos os dias. Há também as Super-Avós, mais fortes e ágeis que o Super-Homem. E depois há a minha Mãe, sem palavras que a qualifiquem...
Ontem foi o seu dia. Quase a virar a página dos 60, esta Avó de outra galáxia é, sem dúvida, uma num trilião. E foi logo bater-me à porta, sorte a minha.
Se já ficava com os 2 netos a tempo inteiro, agora vai ficar com mais 2 dos seus bebés, sempre a transbordar de amor verdadeiro. Dá tudo o que tem e muito mais, sem nunca pedir nada em troca. E por muito cansada que esteja, recebe-nos sempre de coração aberto, estando sempre lá, sempre por perto.
Quando lhe contei que o Zé Maria vinha a caminho, entrou em estado de choque. O sobrinho querido estava prestes a nascer, e por isso esta Avó nem queria acreditar no que lhe estava a acontecer. Como nem sequer pôs em hipótese não tomar conta deste neto, tal como fez com os outros, viu, de repente a sua vida andar para trás....Mas foi um choque que demorou pouco tempo, logo, logo ligou o seu botão de avó-galinha audaz e...meia hora depois já estava apaixonada por este bebé, ainda que na altura nem sequer fosse um pintainho.
Todos os dias dá-me uma lição de vida: vive um dia de cada vez, tira sempre o melhor partido de tudo o que faz ou fez, sem nunca olhar para trás. Ainda ontem foi chamada de "aberração da natureza", e não podia ter tido melhor elogio. Não conheço ninguém que, chegada aos 59 anos, esteja tão fresca, tão bonita, tão leve e tão airosa como a minha Mãe. É um ramo de flores silvestres acabadas de colher. E ama-nos a todos, do fundo do seu ser, desde o momento em que nos viu nascer.
Muitos parabéns e muitos anos de vida, minha querida e adorada Mãe, e que continue sempre com essa maneira de ser forte e destemida!
 
E quando algum obstáculo entra na minha vida, penso nesta fotografia tirada nos anos da minha Mãe, há exactamente 32 anos, e nas 4 gerações de mulheres lutadoras e corajosas que me antecederam e ganho força renovada para seguir em frente, mesmo que seja a remar contra a maré de toda a gente!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário