terça-feira, 22 de julho de 2014

Decálogo da minha vida

Entre a preparação das férias que aí vêm e os últimos preparativos do meu novo projecto, não sobra tempo nenhum. Entre a rotina de casa e dos miúdos, não resta minuto algum. Mesmo com as férias judiciais, o trabalho é cada vez mais e mais. E a verdade é uma: não tenho tido tempo para escrever. Ou melhor: para vos escrever, coisa que tanto gosto!
Hoje, vou deixar-vos com o meu ritual de (quase) todos os dias. O decálogo da vida do Papa João Paulo XXIII, adaptado à minha maneira, de uma forma muito verdadeira:

1.º Hoje procurarei viver o presente, sem querer resolver um problema na minha vida inteiramente e de uma só vez;
2.º Hoje terei o máximo cuidado por mim, perante os outros: Não levantarei a voz, serei generosa e gentil;
3.º Hoje serei feliz, mesmo na incerteza do dia de amanhã;
4.º Hoje adaptar-me-ei às circunstâncias, sem pretender que estas se adaptem aos meus desejos, mas sem nunca desistir de sonhar;
5.º Hoje dedicarei dez minutos do meu tempo só aos meus filhos, outros só à boa leitura, lembrando que estes são alguns dos alimentos necessários à alma;
6.º Hoje realizarei uma boa acção e não direi nada a ninguém;
7.º Hoje farei algo que não gosto de fazer, e se me sentir ofendida, farei de modo a que ninguém perceba;
8.º Hoje organizarei um programa. Talvez não o siga exactamente, mas organizá-lo-ei e evitarei dois defeitos: a pressa e a indecisão;
9.º Hoje acreditarei firmemente na capacidade de gostar de mim própria e de gostar dos outros, porque se eu não gostar de mim, não poderei gostar dos que me rodeiam;
10.º Hoje não terei medo de desfrutar do que é bonito e de acreditar na bondade.
 
Estes são apenas alguns dos pilares que me acompanham todos os dias. Quais são os vossos, Maisenas?

 

Sem comentários:

Enviar um comentário