quinta-feira, 19 de junho de 2014

Forever my baby

Nesta fase adoro conversar com os meus filhos. Fazer-lhes perguntas, gravar as respostas, escrevinhar as suas bocas e saídas, quase em forma de entrevista. De quando em quando, pergunto-lhes (ok, ok, o Manel ainda não se percebe...) qual a sua cor preferida, a sua brincadeira favorita, o seu amigo de sempre. A resposta é muitas vezes diferente. E é isso que eu adoro, é testemunhar o seu crescimento, assistir ao sair da casca, acompanhar o seu desenvolvimento.
 Ainda no outro dia perguntei ao Sebastião:
- Ticos, o que é que quer ser quando for grande?
(No início do ano o Titão queria ser como a Avó B., diga-se!)
- Hummmm, quero ser méquido!
- Médico, boa! Que bom, pois não temos nenhum na família - respondi eu.
- Sim, e eu depois vou mexer nas seringas e nos toshopios (estetoscópios), não é Mãe?
- É, querido. Mas vai ter de estudar muito! - disse, embora sabendo que, pela amostra, o estudo não vai ser problema para este miúdo.
- Sabe Mãe! Também sei o que é que o Manelzinho vai ser quando for grande!
- Sabe?
- Sim, vai ser LADRÃO!!!!
- Como Titão! Mas isso não se diz! Ser Ladrão é muito feio!!
- Oh Mãe, mas o Manel está sempre a roubar-me os meus brinquedos....
 
Tenho a certeza que daqui a uns anos vamo-nos todos rir ainda mais com estas tiradas dos miúdos. Por isso é que eu digo que vale muito a pena guardar o Livro de Bebé, ainda que tenhamos os telemóveis e as máquinas fotográficas e de filmar da última geração. Tudo isso não substitui o prazer que é folhear um livro de recordações com os primeiros caracóis, e o de saber quando foi a primeira papa, a primeira palavra, a primeira viagem, etc. Tudo isso fica guardado a sete chaves no  Livro de Bebé, com aquele cheirinho típico a papel que eu tanto adoro. E é esse legado que eu também quero deixar aos meus filhos. Porque adorei, no outro dia, ter revisto o meu. Adorei saber pormenores dos meus primeiros dias e meses de vida que nunca me tinham contado.
Por isso, Maisenas, escrevam, rabisquem, sublinhem, desenhem, não interessa como nem quando, mas deixem o testemunho da infância dos vossos filhos escrito em papel. Mais tarde, irão ser compensados.

Dica Maisena: Façam uma lista daquilo que esperam que os vossos filhos gostem, conquistem, evitem, experimentem. Querem ver?
Espero que adore....
Espero que não tenha medo de...
Espero que nunca precise de...
Espero que nunca se esqueça que...
Espero que cresça com....
Espero que se torne....
Espero que se ria com...
Espero que aprenda a...

Agora uma outra dica: a maior parte dos Livros de Bebé que conheço é muito simples, talvez até simples demais. O que eu tenho feito é acrescentar perguntas nossas ao livro, escritas à mão, para depois responder.
Para os bebés: quando é que o Pai mudou a primeira fralda, quando é que o bebé dormiu a noite inteira, quando é que agarrou a mão da Mãe, qual a sua chupeta/o-ó preferidos, quando é que dobrou o riso pela primeira vez, quando é que começou a gostar de banho, quando é que passou para a cama de grades, quando é que....
Para as crianças, também é fácil: quando é que balbuciou uma frase inteira, quando é que deixou de chorar para ir à escola, quando é que começou a querer escolher a roupa, quando é que começou a nadar, quando é que aprendeu a andar de bicicleta sem rodinhas, quando é que comeu o primeiro gelado....usem a imaginação! Mas registem todos os momentos da vossa maior paixão!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário