quarta-feira, 21 de maio de 2014

As minhas sombras!

Lá em casa, os meus filhos seguem-me a toda a hora, quais sombras do Peter Pan. De um lado para outro, tenho sempre duas sombras pequeninas, que às vezes até se engalfinham porque a casa não é grande, e não aguenta tanta confusão.
E as sombras não são só para seguir a Mãe, mas também para imitar expressões, maneiras de falar, e até piadas do Pai, da Avó e por aí fora. Muitas vezes revejo no Mogli imensas expressões que a minha Mãe usa:
- Ai que chuvada, mas que horror!
ou
- Mãe pare, está encarnado! (cá pelo Norte diz-se vermelho...)
ou até
- Adoro bolacha colada com manteiga! E chá quentinho a acompanhar!
É claro que por vezes se engana com asneiras que o Pai diz quando está a ver futebol e se esquece que tem dois macaquinhos de imitação em casa, mas isso já não posso repetir aqui....
Mas o que eu mais gosto e que só no outro dia é que descobri, é de perceber que expressões que os meus filhos usam são 100% minhas e que eu nunca tinha reparado que as usava:
- A sério Mãe? É mesmo, mesmo a sério?
Ou então:
- Auchh, que dores! (a sério que eu digo auchhh?? - e lá está o "a sério!!")
- Oh Mãe, sua marota! (querem ver que eu chamo marotos aos meus filhos, really?!)
- Oh miúda, anda cá dar-me um beijinho (adoro...)
- Oh Mãe, não esteja sempre a resmungar, parece uma bebé (será?)
Ah, e também descobri que quando o Mogli começa com os seus ataques de tosse, no fim, imite um som musical igualzinho ao desta Mãe. Bem sei que é difícil de demonstrar, mas é algo do género:
- Cof, cof, cof, hummmm!
Mas isto dos macaquinhos de imitação comigo também é para o bem e para o mal, querem ver?
- Mãe, venha cá se faz favor!
- Já vou Ticos!
- Vou contar até três!!!!
What????
O nosso pote de mel, mesmo sem falar, já assobia e trauteia as mesmas músicas que a Mãe e, mais engraçado ainda, quando se ri às gargalhadas, encolhe os ombros (como eu, segundo me disseram...)
Pois é, quando ouvimos dizer que os nossos filhos são os nossos espelhos, a sombra das nossas almas, e que se vão tornar em adultos parecidos connosco, é a mais pura das verdades.
E por aí, Maisenas, que expressões é que os vossos filhos usam dos Pais/Avós/Tios? Como são as vossas sombras Peter Pan?
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário