sexta-feira, 25 de abril de 2014

Mãe ao quadrado, Avós em separado!

Na segunda-feira a seguir à Páscoa a maioria das creches e das escolas esteve fechada. Mas grande parte dos Pais trabalharam. A minha pergunta é, quem não tem Avós ou babysitters a tempo inteiro, como é que faz nestes dias?
Pois muito bem, há vários tipos de Avós, há os Avós-Pais (que são Mães ao quadrado), há os de coração, há também os de ocasião, há os distantes mas sempre presentes, e há uns mais ausentes... Os meus filhos são uns sortudos porque têm quase uma dezena de Avós. Têm a Avó-Mãe sem a qual não seriam as pessoas maravilhosas que são. Já sabem que vão ficar eternamente gratos a esta Avó-Mãe que há 4 anos se dedica a esta causa sem nunca se ter arrependido por um segundo da decisão que tomou em  educar os netos a tempo inteiro, mesmo ficando muitas vezes sem os seus programas, mesmo não tendo o tempo que gostaria para os seus hobbies, mesmo tendo deixado de investir nas suas caminhadas matinais. Obrigada, mais uma vez, querida Avó-Mãe ao quadrado!
Mas os meus filhos têm também uns fantásticos Avós emprestados que os adoram de paixão. Têm ainda duas bisavós cheias de garra que se pudessem tratavam deles sem nunca dizer que não. Têm um Avô que só lhes ensina asneiras e disparates, mas que não passa uma semana sem lhes fazer uma visita cheio de chocolates (Regina). E depois têm uma tia-Avó que é mais Avó do que tia. Fica com os miúdos todas as quartas, sem nunca refilar. Sempre de boa cara, sempre presente, sempre disponível. Gosta deles como se fosse uma Avó de verdade. E se não fosse a Tia T., não sei o que seria dos meus filhos à quarta-feira de tarde.  Obrigada tia T., do fundo do coração.
No outro dia o Sebastião chegou a casa muito admirado porque os amigos da escola só tinham 3 ou 4 avós. Estava também furioso porque os amigos não se acreditavam que o Titão tinha pelo menos 9 avós, e que quando nasceu tinha 11, quase 12. Parece mentira, mas é verdade. Famílias divididas, é certo, mas partilhadas. Um neto dos tempos modernos, portanto. Para o Sebastião, invulgar é os Avós viverem na mesma casa. Para ele, cada Avó e Avô deve ter o seu cantinho, seguir o seu próprio caminho.
Mas juntos, ou separados, o que interessa é que estes netos recebem amor para dar e vender, seja de que lado for. Têm sempre alguém que os possa receber, educar e entreter, na ausência dos Pais. É, ou não é, uma sorte?  E por aí, Maisenas, quem também tem Mães ao quadrado e Avós em separado?

So, so true!


 

Sem comentários:

Enviar um comentário