quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Palavra de ordem: Destressar

Nem sei se tal palavra existe. Mas o que eu quero é não stressar. É que há tanta coisa que nos stressa: as manhãs loucas, as filas de trânsito intermináveis, as birras inesperadas, as noite mal dormidas, a pressão da nossa profissão. Se o meu nariz crescesse cada vez que tenho stress, garanto-vos que estava bem maior que o do Pinóquio.
Até que houve um dia desta semana que parei: Mas o que é isto? É isto que eu quero para a minha vida? Andar sempre a correr? Sempre a stressar?
Ainda esta mesma semana, numa manhã louca em que não encontrava as chaves do carro, disse ao S. para descer rápido as escadas que a Mãe estava com pressa. E desci a correr, sem pensar que atrás de mim vinha um miúdo que ainda nem sequer tem 4 anos, e que não tem culpa que a Mãe esteja sempre atrasada. Chegado cá a baixo, com uma mistura de pressa, com chão molhado, caiu redondo no chão, e podia-se ter magoado a sério. E a culpa aqui não morreu sozinha. Em primeiro lugar, é da pressa. Em segundo, desta Mãe que não sabe lidar com essa tal de pressa.
Nesse mesmo dia, chegada ao escritório, estive mais de 45 minutos à procura de lugar para estacionar. Quem andar à procura de stress venha tentar estacionar o carro na baixa do Porto. O stress aparece! Em menos de 5 minutos. Chega! - pensei eu. E comprei a minha tranquilidade, ao finalmente ceder ao lugar de garagem (caro, mas compensa...)
Ao fim desse raio de dia sinto as pernas presas, inchadas e doridas, de estar todo o dia sentada. Mais stress. Mas porque é que me sinto como se tivesse 80 anos? EU, que sempre fui desportista, nada preguiçosa? Onde está a Francisca atleta? Chamei-a logo, e ela apareceu. Bastaram dois telefonemas e lá estou eu, inscrita no Yoga, às 7h30 da manhã, duas vezes por semana. Isso, para mim, é destressar (se é que essa palavra existe).
Todos os dias chego dez minutos mais tarde do que gostaria. A todo o lado. São só dez minutos. Mas não deixam de ser 10 minutos...é mais um motivo de stress. E querem saber como destressei? Despertador marcado para 10 minutos mais cedo. Prefiro dormir menos 10 minutos (não vão fazer diferença às minhas lindas olheiras), e não stressar.
Estas são apenas 3 medidas que tomei - e só esta semana -, para não stressar. E isto sem falar no meu turno de Mãe, que também stressa! Aqui o truque é tornar todos os momentos mais rotineiros, em jogos e trocadilhos menineiros.
Porque se levarmos a vida menos a sério, mais a brincar, a vida não tem tanto stress, e passa mais devagar!


Há-que não stressar!

P.S. Já sei que já sabem, mas se há uma coisa que me tira o stress e me enche de orgulho é saber que a minha cidade é o melhor destino europeu para 2014. Porque nós merecemos. Parabéns Porto!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário