segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Filho Santo, Pai cheio de encanto.

Tenho um filho santo (às vezes não...). Não era, mas agora é. Tem uma inteligência muito engraçada, saídas de bradar aos céus, e cabeça de engenheiro ao quadrado. Gosta é de fichas e tomadas, e já percebe mais de energia do que eu. É muito observador, aprendeu sozinho a ler os números e adora cantar. Dança um bocadinho (para não dizer muito) mal, mas é um miúdo muito especial. É claro que todos nós achamos que temos os melhores filhos do mundo, e que com tantas crianças por aí, tivemos a sorte de ficar com as melhores. Eu sinto-me verdadeiramente abençoada com os meus dois boys. Mas hoje é dia do santo do Sebastião pequenino (que já é grande) lá de casa.
O meu Pai também faz hoje anos, dia de S. Sebastião, e teve a sorte de ter um genro e um primeiro neto com este nome. Há coisas que não acontecem por acaso, digo eu.
Sebastião significa sagrado. E se há coisa mais sagrada do que um filho, por favor digam-me que eu não conheço. O Sebastião pequenino (que já é grande) lá de casa, vai fazer 4 anos mas é como se tivesse sempre feito parte das nossas vidas. É perspicaz como ninguém, teimoso até à exaustão e orgulhoso até mais não. Mas também consegue ser muito meiguinho e carente de mimo. Não se lembra de ser filho único, por isso acha que nunca foi bebé. O bebé lá de casa é, para o Sebastião, o baby pote de mel...apesar de já ter quase 2 anos, pouco fala e só dorme quando lhe apetece.
Ainda ontem, quando estava a dar o Vitinho (sim, nós ouvimos o Vitinho!), eu estava a relembrar ao santo do Sebastião que quando a Mãe era pequenina ouvia essa música todo o santo dia. Resposta dele: "Também eu, Mãe, quando era pequenino também gostava muito desta música! O que vale é que já sou grande, por isso agora são horas de o Manel, pote de mel, ir para a cama!"
Não me podia ter calhado melhor filho mais velho. Mais ajuízado, mais senhor do seu nariz, mais ponderado e mais feliz. Às vezes é perfeccionista de mais, o que lhe causa alguma insatisfação, não fosse assim o Pai Sebastião...E muitas vezes vai até ao limite...Como por exemplo, ontem. Queria, porque queria, uma daquelas bolinhas brindes no café que costumamos ir ao domingo de manhã. Eu disse que não. Pediu ao Pai, que também abanou com a cabeça. Até ao M. pediu para pedir à Mãe e ao Pai. Nada. Ficou amuado até que viu a luz ao fundo do túnel. Na mesa ao lado, sentam-se duas amigas giras e queridas da tia. O santo do Sebastião, que desta vez de santo não teve nada, dirigiu-se muito rapidamente à mesa e, depois de lhes perguntar se era igual ao Pai, foi-lhes pedir uma... MOEDA! Meu Deus, uma pessoa tenta educar os filhos para isto?? Foi motivo de gargalhada mais que certa. É um Sebastião que come tudo, tudo, tudo mas que depois lança charme e beijinhos às mulheres (e aproveita para pedir umas moedas também...)
O Sebastião tem uma relação invejável com o Pai (hoje também é o seu dia), como Deus e os anjos. Juntos, estão horas a construir igrejas, templos e barragens de Legos, pistas intermináveis de carros e cidades inteiras de Playmobil. Às vezes o santo do Sebastião cansa-se, e o Pai fica a brincar sozinho, ou com o pote de mel que entretanto entra na brincadeira (mas para tentar destruir tudo!)
Com o Avô que hoje faz 58 anos, o Sebastião adora pescar e, às vezes, desatinar (incluindo pôr-lhe os dentes a abanar...mas foi sem querer, juro!) Sempre que lá vai, o Avô leva-lhe guarda-chuvas de chocolate como levava à Mãe quando era pequenina. O Avô conta-lhe histórias do ovo estrelado que ia a descer a Avenida da Boavista, como contava à Mãe e ao Tio, antes de irem dormir (só que acabava a ressonar em cima deles...).  O Avô que só faz disparates e diz asneiras, herdou da Avó B. o gosto pelo lado doce da vida, e é uma perdição para o meu Sebastião. Dá-lhe lanternas para a cabeça e buzinas antigas para a bicicleta, lápis gigantes e caixas de música vintage e viciantes. Tudo invariavelmente diferente, não fosse este Avô irreverente!
Hoje é o dia de três grandes homens da minha vida, e por isso é um dia feliz, que quero viver intensamente, como os dias 20 de Janeiro de todos os anos que virão. Porque hoje é o dia do meu Pai e do(S) meu(S) Sebastião(S).
Um filho e um marido santo(s), e um Pai cheio de encanto, portanto.


1 comentário:

  1. O seu filho também se chama Sebastião, Maisena? :-) Que engraçado! Tenho um Sebastião pequenino ainda nenuco :-) (tem dois mesinhos!), e quando soube que era menino e comecei a dizer o nome às pessoas poucas foram as que gostaram! Eu adoro! É forte, tradicional, português, original! E para si tem ainda muitos mais significados! :-)
    Um beijinho e continuação de bom trabalho!
    Gosto muito da energia do seu blog!
    Luna Facies
    lunafacies.blogspot.com

    ResponderEliminar