quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Foguetes (muito) antes da festa

Que me sirva de lição! Andava eu a vangloriar-me porque o S. se portou lindamente no 1.º dia de escolinha, porque não chorou, não embirrou, só se riu e até cantou! O segundo dia não foi tão eufórico mas correu bem. O terceiro dia foi o caos. Desde o minuto em que acordou que se prontificou a dizer: "Não quero ir para a escolinha, dói-me a barriga!" O S., que é intolerante à lactose mas que de vez em quando faz batota, quando diz que está com dores de barriga é porque está....até hoje. Porque tenho a certeza que foi uma desculpa para não ir para o Colégio. E pela primeira vez fui trabalhar com o coração apertado, bem apertado! Deixei-lhe a pepé e o oó, um xi-coração do tamanho do mundo e um beijinho bem lambuzado, mas a minha vontade era ter lá ficado.
À tarde já não foi, não sei se fiz bem, se mal, mas fiz-lhe a vontade e só espero que amanhã o dia não seja igual. Nem sempre as Mães fazem aquilo que acham que deve ser, muitas vezes agem com o coração, mesmo quando são chamadas à razão. Mas ver o nosso filho pequenino, no meio de centenas de outros, alguns bem maiores, a sentirem-se perdidos e desamparados, não é fácil. Por isso, nada de apontar dedo às Mães que, nestas alturas mais carentes, cedem mais aos caprichos dos filhos, porque ninguém é de ferro! É claro que, como tudo na vida, convém não exagerar. Não estou aqui a falar em enchê-los de gomas e gelados só porque vão para a escola, ou prometer-lhes mundos e fundos se se portarem bem. Mas um passeio antes da hora dos banhos, uma ida extra aos escorregas, uma mão bem segura e um "até já querido, a Mãe vem já buscá-lo e vai correr tudo lindamente, porque o meu filho é muito bonito, muito inteligente e muito importante", só lhes dá força e coragem para enfrentar o colégio e os dias mais difíceis que se avizinham.
Ontem foi a reunião de pais e vi que muitos deles sentem o mesmo que eu, a mesma ansiedade, a mesma curiosidade em saber como se têm portado os pintainhos. Mas é uma fase, pois tenho a certeza que para a semana será melhor, e depois ainda melhor, e por aí fora...
Ainda vamos ter saudades destes dias em que os nossos filhos ainda chamam por nós, ainda sentem a nossa falta, ainda precisam do nosso mimo, da nossa atenção. Ainda vamos sentir falta deste bater acelerado do coração, cada vez que os deixamos. O importante é incentivá-los, mostrar-lhes os outros meninos que estão bem, que é tão bom aprender, e que a escola faz crescer!
Por isso, Mogli, a Mãe está aqui a desabafar para lhe poder dar muita força e coragem nestes dias de adaptação! A Mãe está aqui a falar com o coração (isto para caso algum dia, o S. se lembre que a Mãe tinha um blog a pensar neles...e se lembre de o ler...)
Agora é a minha vez de perguntar: como está a ser a vossa experiência, a integração e toda esta adaptação? Como estão os vossos filhos a reagir? Ainda vão para a escola com vontade de fugir? Ou já chegam a casa felizes de tanto rir?
 
 



Contem-me tudo, Maisenas!

Sem comentários:

Enviar um comentário