segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Algures entre um sítio de encantar!

Depois de um sábado enfiado em casa, no domingo o S. já teve autorização para sair! E para que um dia pudesse valer por dois, resolvemos pôr mãos à obra e partimos em busca de um dia quente, mas diferente. E conseguimos!
Um pic-nic no Parque Nacional Peneda-Gerês ficou na nossa memória. Foi tudo muito pensado, é certo, mas a paisagem e o calorzinho bom ajudaram, e muito! Eis os ingredientes para um pic-nic sensacional, algures perto duma aldeia de Portugal:
- Toalha de pic-nic da Cereja, um verdadeiro sucesso!
- Mini lancheira da Winkie;
- Mini Termos do Atelier da Tufi;
- Copos de plástico coloridos do IKEA;
- Guardanapos de papel às riscas do IKEA;
- Pratos e talheres de plástico às cores, também do IKEA;
- Grade de garrafinhas de vidro, com iogurte de morango e palhinhas de papel. So vintage. (Dica: as palhinhas e a grade encontram-se à venda na loja Sanimaia, no Porto; Quanto ao iogurte há umas embalagens familiares da DANONE que são perfeitas para encher as garrafinhas só na altura do pic-nic! À venda em qualquer mercado, seja ele mini, super ou hiper!)
- Cesto de palha à moda antiga, que podemos em qualquer feira artesanal do país;
- Mini quiches made by família Maisena ou qualquer outra família original;
- Figos e uvas biológicas, fruta caseira, o que quiserem!
- Chá frio de limonete ou de qualquer outro ingrediente, desde que seja bem fresquinho;
- Bolacha Maria para os miúdos sossegarem e para os Pais não stressarem;
- Mini croquetes e empadinhas...mas só por ser fim-de-semana!
- Sandwiches made by Família Maisena, só com rúcula, queijo creme, tomate e pepino (Dica: a BIMBO tem agora um pão de cereais muito fininho e saudável, perfeito para estas ocasiões). 
Vêem? Não é preciso batatas fritas, refrigerantes, pipocas e conservantes para um pic-nic em beleza. É apenas preciso um bocadinho de imaginação, e uma boa dose de destreza!
Ah, e já agora, nunca se esqueçam da máquina fotográfica. E quando pegarem na máquina fotográfica, nunca se esqueçam de confirmar se a bateria e o cartão de memória lá estão...porque esta família levou tudo menos o cartão, por isso ficou sem uma rara oportunidade de boas fotografias de gente airosa, com uma luz maravilhosa.
Ainda tivemos direito à companhia de uma minhoca que era tão grande, verde e viscosa (aghhhh) que literalmente se colou à toalha e que não conseguimos tirar! O S. deu umas boas gargalhadas. Mas o que já não achou tanta graça foi quando tivemos que fugir de repente porque uma manada de bois resolveu juntar-se à festa....Enfim, uma tarde para mais tarde recordar!
As fotografias são do Iphone  mas mostram bem o dia feliz que foi!
Mas o dia não ficou por aí! Ainda deu tempo de visitar a Igreja de Nossa Senhora da Peneda, e a aldeia que a rodeia. Uma preciosidade do nosso país, sem dúvida. Aconselho vivamente! Não deve existir mais nenhum sítio no mundo com aquele verdejante vale a perder de vista.
Já para não falar do Poço Negro, umas cascatas em plena serra que mais parecem um cenário de um filme paradisíaco. Ao lá chegar, com aquelas escadas de madeiras e flores exóticas a latejar, lembrei-me da Lagoa Azul e das mil e uma vezes que vi esse filme quando era miúda. Tem cordas e mais cordas para balançar, e uns belos de uns saltos à altura para dar (só o Pai S. é que se aventurou....)
Os espigueiros do Soajo são outro sítio must have deste passeio. Têm centenas de anos e milhões de histórias para contar. Ainda armazenam o milho tal como se fazia antigamente. É como se viajássemos no tempo e voltássemos a uma era diferente.
Mas o que mais me fascinou foi a Igreja de S. Bento do Ermelo. Foi mandada contruir pela rainha-Mãe D. Teresa mesmo em cima do rio Lima, em inícios do século XII, e mais parece saída de um conto medieval. As cores, a arquitectura, a envolvente....tudo lindo, lindo! Uma paisagem quente. Morri de remorsos por me ter esquecido daquele sórdido pormenor da máquina, para agora vos poder mostrar como é verdade aquilo que vos conto. Quem não viu o Braveheart e ficou a sonhar? Até cavalos selvagens andam por lá a passear. 

Bem, apesar de não ter fotografias dignas de uma blogger, dá para ver que foi um dia de tarar algures entre um sítio de encantar, não dá, Maisenas? Mais uma sugestão da nossa Roadmap!

!

3 comentários:

  1. Primeiro: adorei as fotografias!!!!
    Segundo: adoro o Gerês....estivemos lá dois dias há pouco tempo :)) é maravilhoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Xica Maria! Ah, e parabéns pelo seu blog, adorei!!
      Beijinho

      Eliminar
  2. Dias assim bem passados valem logo pelos outros dias em que somos "obrigados" a ficar em casa :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar