quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Alto astral, é fundamental!

Não é só porque vou de férias amanhã. Este alto astral é especial, para além de fundamental. Quem o trouxe foi o exercício físico, que estava adormecido em mim há mais de três anos. Sempre fui uma desportista nata. Não por sacrifício, mas sim por prazer. Não daquelas viciadas, mas daquelas organizadas, que guardavam duas ou três horas da semana para o seu corpo e a sua mente. Fiz pilates até uma semana antes de o S. nascer...até agora. Dois filhos relativamente seguidos, a adaptação a uma nova fase da vida, as noites mal dormidas e o cansaço sempre serviram de desculpa para o adiar de um recomeço. Até agora.
Confesso que não adoro ginásios, mas sempre fui fã de yoga, pilates, caminhadas...tudo um pouco mais zen. Já não aguento aquelas músicas ensurcedoras das aulas de fitness. Fico logo com vontade de fugir...
Mas agora descobri uma nova forma de exercício. Só depende de mim e da minha boa vontade. Nunca pensei que fosse conseguir. Sempre disse que o que eu gostava mesmo era de andar. Correr, nunca! Fazia-me dores de cabeça, dores de "burro", e nunca conseguia controlar a respiração para aguentar mais de 5 minutos nesse ritmo alucinante. Mas, como tudo na vida, é uma questão de prática. Sempre sozinha, sempre às sete da matina, lá vou eu, um dia de cada vez, e cada vez mais e mais.
O meu ipod cor-de-rosa, a minha companhia preferida. (Quase) sempre Rodrigo Leão, porque me encanta o coração. Às vezes desligo-o só para ouvir os meus próprios pés no asfalto, para me dar mais ritmo, ou simplesmente para ouvir o barulho do mar, e para me inspirar, para me dar força para continuar...
No primeiro dia corri 7 minutos, no segundo passei para 10, no terceiro fiz 15 e agora já consigo correr 30 minutos sem parar. Claro que ao meu ritmo, ao meu estilo, à minha maneira. Pode não ser nada de especial, nem como um maratonista, qual profissional, mas para mim é o ideal. 30 minutos. Dizem os especialistas que se andarmos 20 minutos por dia já estamos a fazer exercício. Pois bem, se eu correr 30 minutos, 3 vezes por semana, já estou a contribuir, e muito, para melhorar a minha qualidade de vida, e torná-la mais saudável, menos sedentária (se bem que nunca me senti sedentária...)
Ok, ok, não sei se vou conseguir manter este ritmo pelo inverno dentro. Mas hoje o tempo não é assim tão certo, e por isso nada nos diz que não vamos ter dias de sol nos próximos meses! E sabem uma coisa, um programa de bicicleta em família (cada baby na sua cadeirinha atrás da bicicleta dos pais) é exercício físico (e emocional) garantido! Por isso é muito possível juntar o "abaixo sedentarismo" ao "olá Família, vamos passear"!
É tudo uma questão de bom feeling, good mood, alto astral e imaginação...até mais não!
Por isso Maisenas, sozinhas ou acompanhadas, solteiras ou casadas, vamos lá andar para a frente, porque atrás vem gente!

Ah, e não se esqueçam:



1 comentário:

  1. 30 minutos é ótimo e exercício nunca faz mal (equilibrado, claro!).
    Os meus treinos acabaram de vez nos finais de Julho (snif, snif) e vou tentar ginásio só em Setembro. E não é que já ando mortinha por fazer qualquer coisa? Acho que antes do ginásio vou ter que me pôr a mexer!!!!
    Boas corridas!!!

    ResponderEliminar