segunda-feira, 22 de julho de 2013

A minha cidade

Quem ouve as músicas do Rui Veloso, e quem vive no Porto, percebe bem o que vai na alma de um portuense. É um orgulho que dificilmente se consegue explicar. E se há meia dúzia de anos o Porto estava a anos luz das grandes cidades europeias, hoje anda a par e passo com qualquer uma delas.
O Porto respira energia positiva, vida vivida e gente genuína. Até o clima mudou. Há vinte anos atrás o Porto era feito de nortada e nevoeiro. Hoje em dia, temos noites quentes e dias de praia inesquecíveis. Há meia dúzia de anos era difícil encontrar uma esplanada, pelo menos uma esplanada cosy e com pinta. Hoje em dia, difícil é escolher. Em cada esquina espreitam mesas e cadeiras cá fora, nem que seja para beber um copo ou esperar por mesa. 
A cidade saiu à rua. Finalmente!
Confesso que nunca tinha navegado ao largo da minha cidade, da qual tanto me orgulho. Em três dias consegui dar um duplo passeio de barco, entre pontes. No primeiro dia o tempo não ajudou, mas no segundo o sol já brilhou e tudo ainda mais me encantou.
E é tanta a beleza das margens do rio Douro, para além das já conhecidas  Ribeira e Foz! Vi escarpas a pique, pontes abandonadas, ruínas a acabar na água, igrejas devastadas, solares e casas despedaçadas. Uma tristeza bonita. As margens deste nosso rio têm um tanto quanto de místico que  se sente e que nos transporta para o lado romântico dos romances do Miguel Sousa Tavares... só que no Porto. Se já adorava a cidade onde nasci e cresci, ainda fiquei mais fascinada por ela depois destas minhas descobertas. Ainda bem que os meus filhos me acompanharam neste último passeio. Bem sei que o M. ia a dormir bem embalado pelas ondas do rio (se é que existem...) mas o S. já percebe e ficou a conhecer uma outra face da sua cidade natal. E como é fascinado por igrejas, sinos, pontes, comboios, foi fácil ter saído de lá completamente feliz (e um pouco mareado também!).
Às vezes andamos por aí a viajar pelo mundo fora, e esquecemo-nos do quão belo pode ser o nosso país, a nossa cidade!

 
 
Directamente do Instagram, o S. com a Avó I!
 

E agora o M. com a Avó B.!
 

Os meus marinheiros pequeninos...sempre de colete, claro está!

 
O descanso dos meus mini guerreiros, com um ar tão feliz!
 
 

Esta é a prova viva de que também se pode fazer turismo na nossa cidade, de que muitas vezes não sabemos tirar proveito daquilo que temos. Mas basta puxar um pouco pela imaginação! E isto é apenas uma amostra de tudo o que de fantástico se pode fazer por aqui, na minha cidade.
 
E por aí Maisenas? Que programas é que se pode fazer nas vossas cidades?
Quero saber T-U-D-O! E não se esqueçam:
 
 

 

2 comentários:

  1. Também sou da zona do Porto (moro em Leça da Palmeira) e já fiz essa viagem apesar de não ser fã das ondulações dos barcos :))
    Adoro o Porto e tens razão, há cafezinhos tão bons e acolhedores agora! Adoro passear pela Miguel Bombarda e beber um chá na Rota do Chá, a Sta Catarina, a loja da Lomo na Rua do Almada, o Candelabro...etc etc etc!!

    ResponderEliminar
  2. Adoro o Porto. Passo a vida a redescobrir esta cidade que escolhi como minha...e estou cada vez mais apaixonada.
    Já vivo um bocado desta energia há uns anos,desde que vim morar cá. Nos tempos em que a baixa era pouco mais do que meia dúzia de restaurantes típicos e o piolho, e que tínhamos mesa no Rota do Chá a qualquer hora. Tempos em que não havia grandes crises para parar o carro. Mas eram tão poucas as opções...tão pouca gente dava a cara...agora, definitivamente, a cidade saiu à rua. E ainda bem! Já estava a faltar esta boa vibe do norte... ;)

    ResponderEliminar